COMO GERAR OS ARQUIVOS DA NOTA FISCAL PAULISTA
Em primeiro lugar você deverá criar uma pasta em seu computador onde os arquivos serão gerados:
Clique em Meu computador, em Disco local C: e crie uma pasta para os arquivos a serem salvos. Por exemplo NFP, depois, dentro desta pasta, crie uma pasta para cada mês, por ex: para o mês de Janeiro de 2012, crie uma pasta com o nome de: 2012-01. Para o mês de Fevereiro de 2012, 2012-02 e assim por diante...
Para gerar os arquivos da Nota Fiscal Paulista, clique no ícone do programa Bematech WinMFD2 na área de trabalho do Windows (caso ainda não tenha o programa, clique AQUI para fazer o download).
Na tela do WinMFD2, verifique a configuração do modelo da sua impresora:
Clique em Comunicação e depois em Modelo Impressora e marque a opção referente à sua impressora (verifique o modelo na impressora fiscal).
Para gerar os arquivos siga os passos conforme as figuras abaixo:

Selecione a pasta criada anteriormente clicando duplo para abrí-la, ou clique sobre a pasta e depois em "Abrir".

(Importante): Não se esqueça de informar a extensão .mfd.


Depois de concluído o download, um arquivo com os dados da memória da impressora fiscal estará salvo em seu computador na pasta que você selecionou.
Agora, você deverá abrir este arquivo para gerar os arquivos da Nota Fiscal Paulista.

Na tela seguinte escolha a opção Gerar do arquivo MFD (Memória da Fita Detalhe) e clique no botão [...]

Ao clicar no botão [...], a tela a seguir será exibida. Navegue pelas pastas até localizar o arquivo criado anteriormente.

Na tela seguinte, clique no botão [...] na frente do campo “Path de Destino” e depois selecione o local em que deseja salvar os arquivos da Nota Fiscal Paulista.


Selecione um período que vá do primeiro ao último dia do mês em questão (tomamos como exemplo o mês de agosto de 2012) e clique em "Gerar Registros".

Após o término da operação, os arquivos estarão salvos em seu computador na pasta selecionada, e deverão ser transmitidos para o site da Secretaria da Fazenda.
Clique no link a seguir para acessar o site da
Secretaria da Fazenda do Estado de SãoPaulo. Será solicitado um
Nome de Usuário e uma
Senha. Em caso de dúvidas a partir deste ponto, solicite informações para o escritório que faz a contabilidade da sua empresa.
Algumas empresas enviam os arquivos via e-mail para o escritório de contabilidade para que este transmita para o site da Secretaria da fazenda. Neste caso siga os passos abaixo:
Clique em "Meu Computador" (Windows XP) ou em "Computador" (Windows 7) e navegue até a pasta onde você gerou os arquivos nos passos acima.
Uma vez dentro da pasta, tecle [Ctrl]+[A] para selecionar todos os arquivos da pasta conforme a figura abaixo.

Clique sobre a área selecionada com o botão direito do mouse. No menu que aparecer, selecione a opção "Adicionar para..." (se esta opção não aparecer, talvez você não tenha um compactador de arquivos instalado em seu computador, neste caso, clique AQUI para fazer o download)


Um arquivo com extensão .rar será gerado na pasta criada anteriormente.
Agora, basta abrir seu programa de envio de e-mail, criar uma nova mensagem, anexar o arquivo com a extensão .rar criado nos passos acima e enviá-lo para o escritório de contabilidade da sua empresa.